sexta-feira, 20 de junho de 2008

FERNANDO REINACH


A TRAJETÓRIA DA VIDA DE FERNANDO REINACH
UM BIÓLOGO CONVERTIDO EM INVESTIDOR

Uma vida dedicada à inovação
Quando adolescente, prestou vestibular para medicina e biologia. Passou em ambos e escolheu biologia, e foi estudar na Universidade de Medicina Cornell, quando retornou em 1986prstou um concurso e passou, e com 30 anos tornou – se professor titular da Universidade de São Paulo, mas ao mesmo tempo Reinach retornou com um espírito empreendedor que impulsionava o desenvolvimento da biotecnologia. Em 1991, tornou-se um dos mais jovens donos de uma cadeira da história da instituição. No ano de 2004 Fernando Reinach foi escolhido pela REVISTA SCIENTIFIC AMERICAN, com um dos 50 líderes de negócios de 2003.
No início de 2007, pediu demissão da universidade. O cientista brilhante que passou a juventude enfurnada em laboratórios, também desenvolveu visão de negócios e tino empreendedor, e por essa razão criou a GENOMICS, a primeira empresa brasileira a fazer testes de paternidade.
Reinach ainda transita com desenvoltura na administração pública: foi secretário do Ministério da Ciência e Tecnologia durante o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso. Por fim, consegue criar negócios baseados em descobertas científicas num país em que a propriedade intelectual não é respeitada.
Fernando Reinach tem a simplicidade de quem não precisa ou não tem paciência para dar a impressão de ser mais do que é. Gravata é um adereço evitado ao máximo. Os cartões de visita ficam freqüentemente esquecidos na gaveta. Durante as conversas às vezes seu olhar se perde em algum ponto distante. Faz - se um silêncio que leva a crer que o assunto em discussão está encerrado, mas não está. O intervalo, serve para resgatar alguma história que ilustra seu ponto de vista ou para formular um raciocínio acabado, com começo, meio e fim. E,quando Reinach fala, as pessoas geralmente ouvem com atenção.
No final dos anos 90, em plena bolha da internet, ele fundou a.comDominio, um data center e serviço de hospedagem de websites e foi nesse período que Reinach estava sendo observado pelo presidente do fundo da Votorantin Novos Negócios e foi assim que Paulo Henrique de Oliveira Santos aproximou-se de Reinach. Santos ficou surpreso por encontrar alguém que consegue entender tanto de ciência como de negócios, uma qualidades que raramente se encontram na mesma pessoa, e convidou-o a ingressar no braço de capital de risco da Votorantim. Uma vez lá dentro, Reinach rapidamente direcionou recursos para dois projetos que conhecia bem. A primeira a receber um aporte foi a Scylla, companhia de bioinformática formada pela equipe que havia participado do projeto genoma brasileira.
Em seguida, a Votorantim fez um aporte de 11 milhões de dólares na Alellyx. O nome nada mais é do que Xylella escrito de trás para frente e, sim, a empresa é especializada em melhoria genética de culturas importantes no Brasil, como cana-de-açúcar, eucalipto e laranja, criando plantas transgênicas. Depois vieram outras iniciativas, como a Canavialis, que trabalha no desenvolvimento de variedades de cana-de-açúcar resistentes a doenças ou mais produtivas por meio de seleção e cruzamento tradicional.
Hoje, Reinach acumula o cargo de diretor da Votorantim Novos Negócios com a presidência da Alellyx, o que o coloca na "incomum posição de decidir quanto investir na empresa da qual sou o principal executivo". Claro que não é tão simples assim. Qualquer aporte tem de ser justificado e submetido a um conselho da Votorantim, que, afinal, é para quem o cientista trabalha atualmente. Ainda assim, não deixa de ser mais uma curiosa exceção numa carreira que, definitivamente, é um ponto fora da curva num país que inova tão pouco.
Afinal, sua voz é determinante para que a Votorantim defina onde aplicará os 300 milhões de dólares de seu fundo de capital de risco. Convencê – lo não é fácil: dos cerca de 1500 projetos que já passaram por suas mãos em busca de financiamento, apenas oito foram aprovados.
Fernando Reinach é um exemplo, não é formado em Administração, mas ninguém consegue administrar os negócios tão bem como ele.




Uma vida dedicada à inovação
1984 1986

Tornou – se Ph. D nos EUA pela Universidade de Medicina Cornell

Com apenas 30 anos, é admitido como professor-doutor na USP
1990 1991

Funda a Genomic, empresa especializada em testes de DNA

Assume a posição de professor titular da USP
1999 2000

Nomeado secretário do Ministério da Ciência e Tecnologia
Nomeado presidente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança
Como um dos líderes do projeto genoma brasileiro, publica o seqüenciamento genético da bactéria Xylella fastidiosa

2001
Entra para a Votorantim Novos Negócios e ajuda a definir o escopo de investimento do fundo

Pesquisa feita por: Leticia Braz Pereira

Nenhum comentário: